quinta-feira, 10 de maio de 2012

O Guaraná do Brasil!: Mas que Brasil?!





Vídeos sugeridos e comentados por Daniel Ferreira.


Trata-se de uma propaganda, muito recente, do Guaraná Antarctica. Nela, uma breve análise de discurso(sem esquecer do fundo musical, que é um samba) nos revela que o brasileiro é alegre e irreverente afinal “este é o jeito de uma nação inteira”. Seguir “contagiando” com estes nossos valores inerentes (com este jeito nosso!) seria portanto uma questão(seja para o jogador, seja para o próprio Guaraná - de missão cívica: “deixa que a gente honra essa camisa!”.

A abordagem vista no comercial do refrigerante - de associar-se a imagem de Brasil - não é nova. Em 1994(por exemplo) o autointitulado “Sabor do Brasil”( agora “trajando” uma imagem de saúde e natureza)  mostrava-se no Amazonas, com os pés de Guaraná. Pedia na ocasião que a Coca-cola mostrasse a sua árvore:


O que me chama atenção, entretanto, é o brasileiro na propaganda atual, a primeiramente citada. E não é nem por me parecer muito estranha a idéia da inerência sugerida de que 192 milhões de brasileiros (de norte a sul, de leste a oeste?)sejam estes alegres e irreverentes(100% do tempo?) e em outros  elementos que o discurso proposto poderia ser desdobrado, como por exemplo sobre  arte, irracionalidade, prazer, malandragem,(aliás que lembra muito um estereótipo carioca) etc.. Mas sim questionar até que ponto historicamente houve “boa” recepção a este tipo de discurso sobre brasilidade em nosso país.
Digo isso tendo como referência outro ídolo nacional(portanto igualmente também “parâmetro” de brasilidade): Ayrton Senna, cujo ao nome é frequentemente atribuída a qualificação “do Brasil”(Brasi-sil-sil!). E o discurso aqui é muito diferente do citado acima. Aqui o brasileiro sonha, tem consciência, planeja, trabalha duro, é determinado, tem garra, é sério, profissional  e  enfim vence por méritos. Como se verá por exemplo - através da narração de Galvão Bueno – em uma de suas vitórias: