terça-feira, 22 de maio de 2012

"Novas publicações acadêmicas avançam na discussão sobre Imprensa e Esporte"


Nas pesquisas que envolvem Imprensa e Esporte, temos, no Brasil, uma carência de publicações. Mesmo as obras clássicas sobre História da Imprensa tratam muito pouco do campo esportivo. Felizmente, duas novas obras abrem caminhos para avançarmos neste tema, seja no campo da Sociologia, seja no da História, Ousaria dizer, também, na própria Comunicação.



"Futebol, Jornalismo e Ciências Sociais: Interações" (2011), editado pela EdUERJ e organizado por Ronaldo Helal, Hugo Lovisolo e Antonio Jorge Gonçalves Soares, procura discutir sob o ponto de vista sociológico a importância do futebol e o papel da imprensa na observação desta discussão.
 

Já "O Esporte na Imprensa e a Imprensa Esportiva no Brasil" (2012), editado pela 7 Letras e organizado por Bernardo Borges Buarque de Hollanda e Victor Andrade de Melo, destaca, sob um olhar historiográfico, várias publicações esportivas lançadas no Brasil, como Jornal dos Sports, Manchete Esportiva, Placar e outras.



Ambas as obras tiveram apoio da FAPERJ e contam com a participação de vários outros pesquisadores.
Que venham muitas outras obras para nos ajudar a entender este casamento duradouro e polêmico entre Esportes e Imprensa.

Comentários e sugestões de André Alexandre Guimarães Couto