quinta-feira, 24 de maio de 2012


- Mostras Arteplex (Praia de Botafogo):
É a principal sede do festival desde a sua primeira edição. Lá acontece a Mostra Competitiva Internacional (Curtas e Longas); Mostra 11mm (Internacional); Abertura; Encerramento; Homenagens; Coletivas de Imprensa; Lançamentos; Exposições; entre outras atividades.
Local: Itaú Cinema (Arteplex) – Praia de Botafogo, 316
Horários: 19h / 21h
Data: 25 a 29 de maio
Classificação indicativa: 12 anos

* Sessões Extras Arteplex: Sab e Dom às 17h / Terça às 18h
- Mostra Prorrogação: 
Novidade desta edição. Acontece após o festival, com filmes exibidos durante o evento.
Local: Centro Cultural da Justiça Federal – Centro/RJ
Horários: 19h
Data: 31 de maio a 3 de junho
Classificação indicativa: 12 anos

- Debate: “Futebol - Cultura e Mercado”: 
No dia 28 de maio, o debate do CINEfoot aborda o tema “Futebol - Cultura e Mercado”. Na mesa da manhã, grandes nomes do jornalismo esportivo comentam a importância dos antigos Cinejornais. Na ocasião serão exibidos quatro programas do tradicional Canal 100. Já na parte da tarde, profissionais apontam as principais oportunidades para setor audiovisual em tempos de Copa do Mundo, além do legado cultural dos grandes eventos.
Local: Instituto Cervantes (Rua Visconde de Ouro Preto, 62 – Botafogo)
Horários: 10h / 15h
Mesa 1: Cinema, estética e futebol: a importância dos cinejornais (10h)
Mesa 2:
Data: 28 de maio, segunda-feira
Classificação indicativa: Livre
Serviço: Garanta a sua presença inscrevendo-se pelo e-mail cinefoot@gmail.com

PROGRAMAÇÃO DISPONÍVEL – ARTEPLEX
Itaú Cinema (Arteplex) – Praia de Botafogo, 316
Classificação Indicativa 12 ANOS

Sexta-feira, 25/5
19h
Espírito Santo F.C.
ES, 2012, 29min, de André Ehrlich Lucas e Lucas Vetekesky
Um retrato afetivo de um clube chamado Espírito Santo e a sua luta pra se manter na primeira divisão do futebol capixaba.

O Pulmão da Arquibancada
RJ, 2012, 71min, de Marcel Costa e Pedro Von Krüker de Freitas
Documentário. O filme conta a história da maior torcida organizada do Brasil, a Raça Rubro Negra, desde a sua fundação em 1977 até 2009 cuja trajetória coincide com as maiores glorias do Clube de Regatas Flamengo.

21h
Vai Pro Gol
SP, 2011, 22min, de Felipe Dandrea
O filme mostra a vida particular e profissional dos jogadores federados do primeiro esporte genuinamente brasileiro: o Futebol de Botão. Professores de filosofia, metaleiros e aposentados, todos dividem a mesma paixão e competem pelo mesmo troféu.

Meninos de Kichute
PR, 2012,90min, de Lucas Amberg
Beto e seus amigos, bem distantes dos problemas do mundo, se divertiam com os simples prazeres da infância, como jogar bola, fazer um lindo gol de placa e bater figurinhas.

Sábado, 26/5
17h
Zimbú
SP, 2011, 3min, de Marcos Strassburger Souza
Uma bola de futebol aparece em uma tribo africana, isolada do mundo. Ela chega até os pés de um guerreiro africano, que descobre a magia do futebol.

L’Equip Petit
Espanha, 2011, 10min, de Roger Gomes, Denis Resines
Quatorze crianças revelam um mistério do futebol, dando um uma inesperada lição de vida aos adultos.

Rock and Ball
Ucrânia, 2011, 80min., de Dimitri Prikodkho
Dima tem 10 anos e não tem pais. Ele quer conhecer seu pai por um dia para fazer um teste na escola de futebol. Dima encontra o "pai", que não tem dinheiro e documentos, e só pensa em cigarros e bebidas, e fala sobre um avô a quem ela quer encontrar. O problema é chegar a um entendimento mútuo, porque ele é polonês e não fala russo! Esta é a história sobre um "pequeno adulto" e uma "criança grande".

19h
Canal 100 – Botafogo F.C.
RJ, 1968, 14min, de Carlos Niemeyer
Uma seleção de imagens dos melhores jogos do glorioso Botafogo, nas décadas de 60 e 70, com destaques para uma linda homenagem ao considerado maior jogador de todos os tempos do time, Mané Garrincha. Tem também a decisão do carioca de 1967 com o Bangu, quando o Alvinegro ganhou por 2 x 1, e muitos outros.

Libre Direto
Espanha, 2011, 13min, de Barnabé Rico
Tendo completado 60 anos, Adela está vivendo uma vida que nunca quis. Ela não tem filhos, um marido que anda por cima dela e, pior de tudo, nada de olhar para frente. Então, um dia ela tem a chance de ganhar 300.000 euros e deixar sua antiga vida para trás. Tudo que ela tem que fazer para obtê-lo é chutar uma bola para um gol aberto a partir da linha do meio a meio tempo em um jogo do campeonato espanhol. Aceitando o desafio, Adela inicia treinamento para o grande dia.

Manyas : La Pelicula
Uruguai, 2011, 80min, de Andres Benvenuto
Manyas é um filme que mostra fãs do Club Atlético Peñarol, suas alegrias e tristezas. As mil maneiras diferentes de expressar seu amor e fidelidade incondicional à sua equipe: a construção da bandeira gigante, tatuagens, músicas, viagens ao exterior, entre outras coisas. Este filme inclui declarações de dezenas de fãs que preenchem este fenômeno cultural especial com paixão, ritmo e energia. Há também depoimeanalizando o fenômeno dos torcedores de um ponto de vista diferente. Entre os convidados mais ilustres há, Rafael Bayce de Pós-Graduação; Fernando Niembro, Jornalista; Gabriel Gutiérrez, psicólogo do esporte e Gerardo Caetano, historiador.

21h
Desatando Nós
BA, 2010, 26min., de Luciana Queiroz e Roberto Studart
O documentário desvela a história recente e declinante do centenário futebol baiano sob o pano de fundo das transformações ocorridas a partir dos anos 90, quando Bahiae Vitória foram pioneiros na transição para o clube-empresa.

Bahêa Minha Vida
BA, 2011, 100min., de Marcio Cavalcante
Bahêa Minha Vida é um filme sobre a paixão da torcida, sobre sonhos e vida, muita vida, expressa em alegrias e lágrimas, em gritos e silêncios, em desencantos e euforias. Uma verdadeira homenagem à nação tricolor. A grande questão é o porquê de tanto amor. Existe explicação?
Domingo,27/5
17h
Canal 100 C. R. Vasco da Gama
RJ, 1977, 11min., de Carlos Niemeyer
Com depoimento do ex-jogador e atual presidente do Clube Roberto Dinamite, uma seleção de grandes jogos do Gigante da Colina, incluindo o clássico dos milhões e o grande time campeão carioca de 1977. Com um depoimento exclusivo do ex-jogador Zanata e uma seleção de gols de Roberto Dinamite.

Trainerbank
Alemanha, 2010, 2min, de Martim Emmerting.
Cena do footballpitch reestadiados nas ruas de Munique - Veja o que poderia acontecer se o futebol permanecesse em sua mente.

Los Cerveceros de Quilmes
Argentina, 2011, 30min., de Andreas Geipel, Franz Sickinger, Shooresh Fezoni.
Quando foi a última vez que você ficou loucamente excitado / empolgado ? Em Quilmes, a 20km ao sul da capital argentina capital Buenos Aires, seguimos o fanscene núcleo duro do mais antigo clube de futebol do país, Quilmes Atlético Club. Chamam-se Cerveceros - cervejeiros, devido à cervejaria famosa da cidade. Mesmo que o clube não seja bem sucedido, os torcedores “duros de matar” do Quilmesapoiam a sua equipe onde quer que eles joguem ou até mesmo em face do perigo - um retrato de amor incondicional e paixão por um clube de futebol.

Football is God
Dinamarca, 2011, 52min., de Ole Bendtzen.
“Futebol é Deus” explora a relação estreita entre fé e futebol, depois de três fãs do lendário Club Atlético Boca Juniors em Buenos Aires. Hernán é um intelectual, inebriado por um amor pelo Boca que ele não consegue se livrar. Pablo é um homem da classe trabalhadora que acredita que o ex-jogador de Boca, Diego Maradona é Deus. La Tía é um senhora excêntrica. Ela considera os jogadores do Boca seus filhos. "O futebol é Deus" é sobre o futebol -, mas também sobre a paixão da fé, e a necessidade de fazer parte de algo maior.

19h
Haram
França, 2010, 11min.,de Benoit Martin
Leila é marroquina, Mathieu é o francês. Eles vivem juntos há 2 anos. Leila perdeu seu direito de permanecer na França, então eles decidem se casar. O casamento está chegando e eles só precisam de um último documento: certificado de Leila do celibato, que só vai ser entregue se o jovem se casa com um muçulmano. Sem outra escolha, Mathieu tem que se converter ao islamismo.

Sobre Futebol e Barreiras
SP, 2011, 112min., de Arturo Hartmann, Lucas Justiniano, José Menezes, João
Carlos Assumpção.
Sinopse: O documentário lança um novo olhar sobre o conflito Israel/Palestina, um dos nós centrais das relações internacionais, tendo como pano de fundo o futebol e a Copa do Mundo.

21h
Canal 100 – Tricampeão Paulista e milésimo gol.
RJ, 1968, 14min.,de Carlos Niemeyer.
O grande San-São de 1967 que levou o Santos ao primeiro título de uma série que o sagraria tricampeão paulista em 67, 68 e 69. Jogadas espetaculares e saudosas do Rei Pelé. O célebre jogo contra o Palmeiras quando o alvinegro praiano deu um chocolate de 4 x1. E a grande final de 68, quando o time do peixe foi bi-campeão do futebol paulista. De quebra, o milésimo gol do Rei contra o Vasco da Gama.

Gaúchos Canarinhos
RS, 2007, 15min., de Rene Goya Filho.
Um homem que criou um país. O documentário “Gaúchos Canarinhos” conta a história de um criador e de sua maior criação. Uma criação que deu identidade a uma nação. Estamos falando da camisa amarela da seleção brasileira de futebol, criada pelo gaúcho Aldyr Schlee. Uma peça que ganhou seu significado, bem como sua força mítica, com as conquistas do futebol brasileiro mundo afora, principalmente após a Copa do Mundo de 1970. Ao mesmo tempo nossos heróis, os jogadores que vestiram essa camisa, falam sobre a construção desse mito e o significado dela em suas vidas. Carlos Alberto Torres, Falcão, Tafarel e Larry Passos de Faria, entre outros, são entrevistados em “Gaúchos Canarinhos”.

Santos, 100 Anos de Futebol Arte
SP, 2012, 96min., de Lina Chamie.
Sinopse: A história do primeiro time brasileiro a ser Bi Campeão Mundial, o Santos F.C., da fundação a era Pelé ao futebol irreverente de Neymar, narrada pelo viés emocional e humanista de torcedores, jogadores, historiadores, insere o futebol, tanto no contexto cultural do país, como, no espaço intimo e pessoal de cada um.

Segunda feira, 28/5
19h
Tempi Sumplementari / Tempo Suplementar
Italia, 2011, 6min., de Margharita Ferri
Há um tempo quando tudo o que importa é dito no campo de futebol.

I Don’t Blame the Beatiful Game
EUA, 2012, 5min., de Christopher Accella
Um ex-treinador de futebol profissional descreve sua experiência com manipulação de resultados.

The Other Chelsea – The Story From Donetsk
Alemanha 2010, 87min., de Jakob Preuss
Donetsk, uma cidade com um milhão de habitantes no leste da Ucrânia, é o centro da bacia de carvão Donbass. Aqui a maioria das pessoas trabalha por salários baixos nas minas, enquanto uns poucos ganham muito dinheiro. Não importa de que lado da divisão social que se encontra, vindo de Donetsk você quase certamente será um adversário da Revolução Laranja e um fã do time de futebol local, Shakhtar Donetsk. O bilionário Akhmetov investe fortemente no clube, que está se tornando uma grande força européia durante a época de futebol, seguido pelo filme. No entanto, estesucesso desportivo financiado pela fortuna de um oligarca só parece destacar a maior estagnação social e política da região. Fora do campo, o panorama parece sombrio...

21h
Landerspiel
Alemanha, 2011, 2min., de Sven und Nadine Schrader
Um homem sozinho dirige seu carro, a caminho de casa, do alto-falante soa um comentário ao vivo do jogo da Alemanha contra a Argentina, agora temos uma grande penalidade.

Home, Away,
Ilhas Maurício, 2011, 15min., de Wassin Sookia
Alex é um grande fã Manchester United, que está se preparando para um jogo de Manchester versus Liverpool. Ele tem uma antena parabólica instalada para poder assistir ao jogo na TV. Seu jovem vizinho Kenny é um fã do Liverpool, que também espera que ele vai ser capaz de assistir ao jogo. No entanto, Alex rejeita o seu pedido...

Copa União
2012, 90min., de Diogo Dahl, Rafael Nogueira
Conhecida como o campeonato brasileiro mais polêmico de todos os tempos, a Copa União de 1987, marcou época por outros feitos. Além de ter sido a primeira competição organizada pelo Clube dos 13, bateu recorde de público e teve como campeão o time mais “galático” da história do futebol brasileiro. Com depoimentos de jogadores e dirigentes que viveram a época, o filme resgata essa história inesquecível do futebol brasileiro.

Terça feira, 29/5
18h
Noite Centenária
Canal 100 - Santos – Bicampeão Mundial
RJ, 1963, 17min., de Carlos Niemeyer.
Os jogos finais contra o Benfica e as viagens que levaram o time do Santos ao seu título de Campeão Mundial em 1962. Os jogos contra o Boca Juniors da Argentina, quando o Santos foi o Campeão das Américas de 1963 e a trajetória que garantiu ao Peixe sagrar-se bi-campeão mundial contra o Milan.
Sessão Interativa – Vídeos finalistas
19h
Sessão 11mm
Refait
França, 2009, 16 min., de Coletivo “Pied la Biche”.
"Refait" é um remake do jogo de futebol da Copa do Mundo entre a França e a Alemanha (Sevilha, Espanha, 1982). Filmado por Pied La Biche em Villeurbanne (França), todos os aspectos dos quinze minutos finais do jogo foi cuidadosamente reconstruído: jogadores, posições, gestos, intensidade, drama, etc. A trilha sonora é composta dos comentários originais misturados com entrevistas do púbico gravada
durante o jogo.

Lições de um Sonho
Alemanha, 2010, 110min., de Sebastian Grobler.
O jovem professor Konrad Koch (Daniel Brühl) é contratado para ensinar Inglês em uma escola estritamente alemã para meninos em 1874. O reformista diretor Von Merfeld (Burghart Klaussner) contratou Koch como um dos primeiros professores de inglês em uma escola secundária alemã, a fim de permitir que um vento fresco, novo em sua instituição. Koch vê o quanto isto é necessário em sua primeira aula. Tudo o que os meninos sabem sobre a Inglaterra são preconceitos comuns, transmitidos de
uma geração para a seguinte. Para agitar um pouco o entusiasmo para a língua estrangeira, Koch utiliza meios pouco usuais e introduz a seus alunos um esporte curioso que vem da Inglaterra: o futebol. Infelizmente, formas não convencionais de Koch em breve farão muitos inimigos: pais influentes, autoridades locais e, acima de tudo, seus colegas, que só acreditam em treinos e disciplina. Todos querem se livrar de Koch a qualquer preço. Mas, então, seus alunos tomam a iniciativa.

21h
Sessão Homenagem Clubes Centenários - ENCERRAMENTO
Canal 100 – Fluminense F.C.
Brasil, 1985, 10min., de Carlos Niemeyer.
Grandes momentos do tricolor nas décadas de 60 e 70 com destaque para o clássico Fla-Flu de 1969 que deu o título ao Fluminense; com a crônica do jogo escrita por Nelson Rodrigues e narrada por Paulo César Peréio. Também a goleada do Fluminense sobre o Vasco na final de 1975, que atribuiu ao time o apelido de a Máquina Tricolor.

Canal 100 – C.R. Flamengo
Brasil, 1982, 9min., de Carlos Niemeyer.
Imagens da maior torcida de um time de futebol do mundo com destaques para depoimentos de ex-jogadores, como Júnior. As decisões de 1981 contra o Atlético Mineiro e o Cobreloa, com destaque para o jogo do estádio centenário de Montevidéu e o jogo consequente desta vitória da Libertadores, que levou o Flamengo a vencer o título mundial no Japão contra o Liverpool. Além de outros grandes jogos.

Fla X Flu: À Sombra das Chuteiras Mortais
Brasil, 1985, 13min., de Oscar Maron Filho, Renato Ferreira e Alexandre Niemeyer.
A história do Fla-Flu, com lances dos principais jogos e narrada através das crônicas de Nelson Rodrigues e Mario Filho. Um “docudrama” que marca o primeiro filme de Oscar Maron e faz um passeio pela cidade do Rio de Janeiro, com o ator Paulo Vilaça personificando um dos mais célebres personagens Rodriguianos, o Sobrenatural de Almeida.

Brasil Bom de Bola
Brasil, 1970, 90min., de Carlos Niemeyer.
A história do futebol brasileiro, suas grandes seleções e conquistas, particularmente a Copa do Mundo de 70, no México, filmada a cores com oito câmeras.

PROGRAMAÇÃO DISPONÍVEL – MOSTRA PRORROGAÇÃO
Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) – Av. Rio Branco, 241 – Centro
Classificação Indicativa 12 ANOS
Quinta feira, 31/5 (Série Botafogo F.R.)
19h
Heleno e Garrincha
Brasil, 1987, 15min., de Ney Costa Santos
Heleno de Freitas e Garrincha são dois personagens trágicos do futebol brasileiro. O filme trata os dois personagens como mitos que tocam em algo profundo em nosso inconsciente.

Canal 100 – Botafogo F.R.
Brasil, 1968, 14min., de Carlos Niemeyer
Uma seleção de imagens dos melhores jogos do glorioso Botafogo, nas décadas de 60 e 70, com destaques para uma linda homenagem ao considerado maior jogador de todos os tempos do time, Mané Garrincha. Tem também a decisão do carioca de 1967 com o Bangu, quando o Alvinegro ganhou por 2 x 1, e muitos outros.

Viva Brazil! Bi-Campeão Mundial 1962
Filme oficial da FIFA mostra o título mundial conquistado pela Seleção Brasileira em 1962, através de imagens e personagens históricos daquela equipe campeã.

Sexta feira, 01/6 (Série C.R. Vasco da Gama)
19h
Um Artilheiro no meu Coração
Dir. Diego Trajano, Lucas Fitipaldi, Mellyna Reis (Doc, 25 min, cor, Betacam, PE,
2008)
O homem que poderia ter sido o primeiro herói do futebol brasileiro é hoje esquecido.A trajetória que levou o pernambucano Ademir Marques de Menezes, o Queixada, ao sucesso como grande artilheiro do Sport, Fluminense, Vasco e Seleção Brasileira nas décadas de 40 e 50 é a base do enredo do documentário Um Artilheiro no meu Coração - título tirado da crônica homônima escrita pelo jornalista Armando Nogueira e
publicada no jornal O Globo nos anos 80.

Canal 100 - C.R. Vasco da Gama

Dir: Carlos Niemeyer, Doc, 11min, cor ou PB, 35mm, RJ, 1977
Com depoimento do ex-jogador e atual presidente do Clube Roberto Dinamite, uma seleção de grandes jogos do Gigante da Colina, incluindo o clássico dos milhões e o grande time campeão carioca de 1977. Com um depoimento exclusivo do ex-jogador Zanata e uma seleção de gols de Roberto Dinamite.

Sábado, 02/6 (Série Fluminense F.C)
Canal 100 Fluminense F.C.
Dir. Carlos Niemeyer, Doc, 10min, Cor e PB, 35mm, RJ, 1975
Grandes momentos do tricolor nas décadas de 60 e 70 com destaque para o clássico Fla-Flu de 1969 que deu o título ao Fluminense; com a crônica do jogo escrita por Nelson Rodrigues e narrada por Paulo César Peréio. Também a goleada do Fluminense sobre o Vasco na final de 1975, que atribuiu ao time o apelido de a Máquina Tricolor.

Brasil Bom de Bola
Brasil, 1970, 90min., de Carlos Niemeyer.
A história do futebol brasileiro, suas grandes seleções e conquistas, particularmente a Copa do Mundo de 70, no México, filmada a cores com oito câmeras.

Domingo, 03/6 (Série C.R. Flamengo)
Canal 100 C.R. Flamengo
Dir. Carlos Niemeyer, Doc, 10min, Cor e PB, 35mm, RJ, 1982
Imagens da maior torcida de um time de futebol do mundo com destaques para depoimentos de ex-jogadores, como Júnior. As decisões de 1981 contra o Atlético Mineiro e o Cobreloa, com destaque para o jogo do estádio centenário de Montevidéu e o jogo consequente desta vitória da Libertadores, que levou o Flamengo a vencer o título mundial no Japão contra o Liverpool. Além de outros grandes jogos.

MÁRIO FILHO – O CRIADOR DAS MULTIDÕES
Dir. Oscar Maron Filho (Doc, 79 min, cor e pb, DVCam, RJ, 2010)
Uma homenagem a Mário Filho, o criador da mitologia do futebol brasileiro e maior cronista esportivo de todo os tempos. Os textos de suas crônicas são interpretados com imagens épicas de futebol, do Rio de Janeiro e de samba. O filme revive também o histórico prefácio de Gilberto Freyre para o livro O negro no futebol brasileiro, de Mario Filho. Entrevistas com personalidades como Carlos Heitor Cony, João Máximo e Nelson Rodrigues, entre outros.