sexta-feira, 12 de abril de 2013

Artigo sobre o Comunismo, Mídia e o Futebol



Segue a sinopse do livro:

"Este livro trata das relações dos intelectuais com o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e a indústria cultural. Seu foco é o trânsito entre os militantes que se engajaram, em algum grau, na produção de mídias comunistas e que, em diversos casos, ganharam notoriedade nas mídias de massa. Neste sentido, as contribuições dos autores enfrentam as seguintes questões: quais os papéis que tiveram os diversos militantes comunistas no processo de modernização dos jornais, editoras, rádios, televisões nas quais atuaram como profissionais no transcurso das décadas de 1950, 1960 e 1970? Quais as diferenças e aproximações entre a atuação de intelectuais comunistas nas mídias do PCB e nas grandes mídias? Quais as relações entre as mídias comunistas e os processos de modernização conservadora no Brasil?"


Sugestão e comentários de André Couto

No novo livro "Intelectuais Partidos - Os comunistas e as mídias no Brasil", organizado por Marcos Roxo e Igor Sacramento, a pesquisadora Valéria Lima Guimarães apresenta o artigo "Craques e bambas comunistas: as relações entre a cultura partidária e a cultura popular durante a legalidade do PCB (1945-1947)".

Neste trabalho, a autora analisa como o partido procurou organizar os divertimentos populares, particularmente o samba e o futebol. Uma contribuição interessante que permite compreender o esporte como parte viva e integrante da sociedade e não apenas como alvo das críticas dos pensadores comunistas brasileiros, por exemplo, em décadas anteriores.