quarta-feira, 24 de abril de 2013

Todas as 18 obras de mobilidade da Copa 2014 continuam atrasadas em Curitiba

Balanço foi apresentado em relatório do TC-PR, que divulgou dados coletados até 1º de março; o caso da Linha Verde o Sul é o mais alarmante.




Todas as 18 obras de mobilidade urbana financiadas pelo PAC da Copa em Curitiba e região metropolitana continuam atrasadas, segundo dados de um relatório técnico divulgado nesta terça-feira (23) pelo Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR). O caso mais alarmante é o trecho Sul da Linha Verde, no Pinheirinho.

A revitalização da antiga BR-476 entre o bairro e a região do Ceasa tem apenas 5,2% da obra concluída pouco mais de um ano antes da Copa do Mundo de 2014. O relatório aponta que as obras na Linha Verde Sul estão paralisadas porque, segundo o relatório, a empreiteira responsável pediu rescisão do contrato após atraso no pagamento dos serviços.

Por conta disso, o presidente do TC-PR, Artagão de Mattos Leão, se mostrou preocupado com o andamento das obras de mobilidade. "Estamos bastante preocupados. As obras de mobilidade estão todas atrasadas. Tememos não tê-las concluídas até a Copa do Mundo", alertou.

Este foi o quinto relatório emitido pelo TC a respeito dos investimentos. O parecer cita 10 obras em atraso. Porém, algumas delas têm ações subdivididas, o que eleva o número total para 18, 16 .

O documento afirma que, mantido o atual ritmo, parte das obras pode terminar após o primeiro semestre de 2014, ou seja, depois do Mundial. É o caso da extensão da Linha Verde Sul. Além dela, o TC colocou na "zona de risco" o Corredor Aeroporto/Rodoferroviária, o Sistema Integrado e Monitoramento Metropolitano (SIMM), as requalificações daRodoferroviária e da Avenida Salgado Filho.

TC-PR promete prestação de contas periódica

Em nota, Artagão de Mattos Leão anunciou que o tribunal manterá a rotina de divulgar, a cada 45 dias, um relatório atualizado sobre as obras da Copa.


Sugestão e comentário de Jackson Mosko.

Infelizmente as obras que ficarão como um dos maiores ‘legados’ para a cidade se podemos dizer assim estão atrasadas, aliás, como tudo nesta copa. Esperamos que o improvável aconteça e que tudo fique pronto a tempo da copa e com qualidade para ficar realmente como um ‘legado’ da copa para a cidade.