segunda-feira, 1 de abril de 2013

Crônica da Semana



Sábias Palavras: Quem foi Rei, nunca perde a Majestade

pelo mestrando Bruno José Gabriel


É inexorável e, paradoxal o processo situacional do futebol contemporâneo no Brasil. A fábrica que produziu grandes craques, como: Roberto Carlos, Rivaldo, Bebeto, Romário, Ronaldo, Alex, Ronaldinho Gaúcho e Adriano, faliu. Atualmente, emerge nos gramados brasileiros, apenas bons jogadores, que vão ser eternamente postulantes a titulação “Craque de Futebol” – Júlio César, Ramires, Paulinho, Oscar, Fred, Luís Fabiano e Neymar, entretanto, nunca vão desabrochar.

E, qual a resultante deste processo? As atuações plásticas, impetuosas e os malabarismos corporais se foram; a escassez de vitórias em relação aos selecionados expressivos vieram, concomitantemente, aos constantes decréscimos no ranking da Fédération Internationale de Football Association e, a momentânea décima oitava posição (18ª) neste – acreditem se quiserem, pode, e vai piorar posteriormente a Copa das Confederações; e por fim, dentre tantos outros acontecimentos que poderíamos listar, aumenta-se a chance de uma nova e desastrosa derrota na Copa do Mundo, em solo nacional.

Por que esse prognóstico tão animador? Primeiramente, devido ao profissionalismo da CBF, que demitiu Mano Menezes e, ao contratar um novo treinador, utilizou-se do critério, “apelo popular” (PORTAL 2014). Em um segundo momento, identifico a desatualização deste profissional do futebol (Luiz Felipe Scolari), que nos últimos anos vem colecionando fracassos. E a minha última constatação, se refere à continuidade de jogadores, que anteriormente não obtiveram êxito com o ex-treinador.

As modificações precisam ser realizadas, e com urgência, pois, sábias foram as palavras de Galvão Bueno, durante o empate entre Brasil versus Rússia, ao expôr a volta do complexo de vira-latas. E, mais sábias, foram as de Pelé, ao identificar a falta de estrutura e conjunto do selecionado nacional, ou seja, não temos uma equipe, faltando apenas um ano para a competição futebolística mais importante do mundo. É fato, quem foi rei, nunca perde a majestade!

Como de técnico, todo brasileiro tem um pouco, segue algumas dicas ao Sr. Luiz Felipe Scolari para evitarmos maiores desastres: Cássio; Daniel Alves; Dedé; Thiago Silva; Réver; Marcelo; Ralf; Hernanes; Ganso; Pato e Hulck. E o Neymar, “Salve Jorge”!