terça-feira, 31 de agosto de 2010

CBF, governos e prefeitura não viram projeto do estádio corintiano, revela Andres Sanchez

Por MARTÍN FERNANDEZ DE SÃO PAULO

A CBF, o governo de São Paulo e a prefeitura de São Paulo indicaram o futuro estádio do Corinthians para a abertura da Copa de 2014 sem terem visto o projeto.

É o que garante o presidente corintiano, Andres Sanchez, em entrevista à Folha concedida na manhã de domingo. "O Corinthians foi escolhido porque tem credibilidade. Muita gente pode não acreditar, mas nós temos", diz.

FOLHA - O sigilo foi o maior mérito do projeto até agora?
Andres Sanchez - Esse projeto só sairá por causa do silêncio. Porque agora acabam as especulações, as maldades. Fizemos um comitê pequeno para manter o sigilo.Mas vazou. Infelizmente. Mas não foi pelo Corinthians.

Qual foi o papel do governo federal nisso?
Como tudo, o governo federal se preocupa com o país. A Copa do Mundo quem trouxe foi a CBF e o governo federal, então nada mais justo do que apoiar. Não vai apoiar apenas São Paulo, mas a Bahia e todos os outros Estados.

Mas nessa operação com a Odebrecht, o Lula teve alguma participação?
Não, nada de decisivo. Simplesmente ele, o governo do Estado e a prefeitura davam opiniões, tinha várias opções. E o Ricardo Teixeira [presidente da CBF] se reuniu com ele constantemente, com o governo, tudo, e chegou à conclusão que nosso projeto é o mais pronto.

Teixeira viu o projeto?
Não.

Ninguém da CBF viu?
Não. Nem dos governos federal, estadual e municipal.

Quem viu?
O Corinthians, a Odebrecht e os arquitetos.

E por que a CBF acha o projeto corintiano o mais pronto?
Porque nós temos credibilidade. Vocês podem não acreditar, mas nós temos. E eu não vou fazer como algumas pessoas fizeram e brincar com coisa muito séria. A partir do momento que eu falei, internamente, que o Corinthians tinha um projeto muito bom, todo mundo acreditou. Eu não vou ficar jogando pra lá e pra cá e daqui a seis meses falar que infelizmente não era como foi dito. Não sou irresponsável.

Você diz que a arena terá 48 mil lugares, mas para a abertura é preciso ter 60 mil.
Para aumentar o estádio, tem que sentar com o Corinthians, com o Comitê Organizador Local [COL], e decidir o que fazer.Quem bancaria?
O Corinthians não. O COL, patrocinadores, sei lá, o Corinthians não.

Mudaria o estádio?
Sim, porque tem que fazer mais 20 mil lugares.

O projeto, do jeito que está, já prevê isso?
No Corinthians tudo é grande. Tem que fazer uma coisa que pode aumentar. O Corinthians vai deixar preparado pra 70 mil, 80 mil lugares, quanto for preciso. Mas o projeto é para 48 mil.

O Corinthians conseguirá manter um estádio maior?
Já temos 52 mil pagantes do fiel torcedor. Quem sabe um estádio maior tenha média de 50, 60 mil pessoas por jogo. Mas você não tem a experiência de um estádio decente no Brasil. Vai ser outro mundo. Tem que deixar tudo preparado.

Texto sugerido por: José Carlos Mosko

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.