sábado, 28 de agosto de 2010

Futebol e política

Leia abaixo o comentário do jornalista Juca Kfouri, sobre decisão de Ricardo Teixeira de indicar o futuro (apesar de absolutamente incerto) estádio do Corinthians como sede da abertura da Copa de 2014:

O Corinthians ganhará um estádio porque a Odebrecht quer agradar o presidente que fará sua sucessão com os pés nas costas.
O estádio será palco da abertura da  Copa-2014 porque assim quer a CBF que não é maluca a ponto de relegar São Paulo ao ostracismo.
Tudo como você já  sabia.
Que o Morumbi dançaria a partir do momento em que o São Paulo não votou em quem o Imperador Ricardo I, e Único, queria.
Pirituba, Guarulhos, Itaquera, PQP, qualquer lugar, menos o Morumbi.
Coisa que os tucanos trataram de tornar pública antes que o presidente da República anunciasse solenemente ao ser homenageado no Parque São Jorge, no dia 31, véspera do centenário corintiano.
Porque se a eleição federal já está decidida, a estadual ainda está em disputa.
(Blog do Juca Kfouri, 28/08/2010)

Fica evidente a interferência do poder público no campo esportivo. O presidente Lula (corintiano assumido) não quer perder as eleições em São Paulo, onde o candidato petista ao governo estadual tropeça num distante segundo lugar. Por outro lado, a incompetência do atual governo paulista (DEM e PSDB) não permitiu concluir o projeto Morumbi, do São Paulo Futebol Clube. Lula e Teixeira, por motivos diferentes, se associam e dão todo o aval para que a construtora Odebrecht “assuma o risco do empreendimento” (sic). Com a Dilma praticamente eleita no primeiro turno, adivinhe quem irá pagar os custos do novo estádio?

Luiz Carlos Ribeiro
Coordenador do Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade
DEHIS/UFPR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.