quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Inglaterra vira modelo no combate á violência

Tragédia na Bélgica provocada por hooligans ingleses há 24 anos fez o país criar leis específicas para o futebol

A origem de leis específicas de combate à violência em eventos esportivos está ligada ao episódio conhecido como "tragédia de Heysel". No dia 29 de maio de 1985, um tumulto causado por hooligans, como são chamados os torcedores ingleses que vão aos estádios para provocar, entrar em confronto com os adversários e praticar vandalismo, causou 39 mortes no Heysel Park, na Bélgica, pouco antes do início da partida final da Copa dos Campeões da Europa, entre Liverpool, da Inglaterra, e Juventus, da Itália.

Como punição, a própria federação inglesa baniu seus clubes das competições europeias por cinco anos. A partir daquela data, seis leis foram implantadas para tentar conter os hooligans. A mais recente, de 2000, prevê, além de prisão, banimento dos estádios por até dez anos, inclusive fora do Reino Unido, para quem se envolver em alguma confusão. Só no ano passado foram emitidas 1 072 ordens de expulsão. Atualmente, 3 172 estão em vigor. Em caso de reincidência, há previsão de afastamento perpétuo dos campos. Torcedores ingleses podem ser punidos até por um xingamento ou tatuagem considerada ofensiva.

Vigilância por câmeras é obrigatória nos estádios. "A polícia inglesa prefere banir a prender por pouco tempo", explica Marco Aurélio Klein, presidente da comissão de ingressos da Federação Paulista de Futebol. "O fato de ter sido preso vira um troféu entre esses fanáticos. Longe dos estádios, eles perdem força." Klein coordenou em 2005 a Comissão Paz no Esporte, criada pelo governo federal para estudar ações de combate à violência no futebol. Na Espanha também há um modelo eficaz de controle. Multas de até 650 000 euros por infrações consideradas muito graves inibem o vandalismo. Uma invasão de campo, ocorrência rotineira nos campos de futebol paulistas, custa 60 000 euros. Além disso, o país tem penas de prisão de até quatro anos por delitos cometidos em praças esportivas.

Fonte: http://vejasp.abril.com.br/revista/edicao-2117/violencia-nos-estadios
Texto sugerido por André Mendes Capraro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.