quarta-feira, 11 de agosto de 2010

COMO ENFRENTAR A SELVAGERIA - 6 PROPOSTAS

Prender - e manter presos - os vândalos
A grande maioria dos torcedores envolvidos em brigas, mesmo quando vai parar nas delegacias, não fica presa. Deve ir a votação no Senado nos próximos dias o relatório final do projeto de revisão do Estatuto do Torcedor. O documento prevê prisão e banimento dos estádios dos responsáveis por tumultos e venda ilegal de ingressos. "Temos de acelerar a criação de mecanismos de punição", diz o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), relator do projeto.

Monitorar efetivamente os estádios
Os três principais estádios da capital (Morumbi, Pacaembu e Parque Antártica) têm, juntos, 196 câmeras de vigilância. "Mas não há pessoal treinado para interpretar as imagens e assim identificar os arruaceiros", conta Marco Aurélio Klein, presidente da comissão de ingressos da Federação Paulista de Futebol. Na Inglaterra, agentes da Scotland Yard, a polícia londrina, fazem esse serviço.


Criar uma polícia exclusiva para o futebol
Garantir a segurança dentro e no entorno dos estádios em dias de jogo é apenas mais uma entre as muitas funções da Polícia Militar. Com efetivo exclusivo para eventos esportivos, seria possível melhorar a preparação desses profissionais. O 23º Batalhão, por exemplo, responsável pelos arredores do Pacaembu e do Parque Antártica, tem 1 000 policiais. "Em dia de jogos importantes, precisamos deslocar 450 PMs para os estádios", afirma o major Walmir Martini, subcomandante da área.

Fazer jogos com torcida única
Nas partidas entre os quatro principais clubes do estado (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo), a torcida da equipe visitante já recebe, no máximo, 10% do total de ingressos. Mas há uma proposta mais radical: a torcida única. "O ideal seria não ter nenhum torcedor do time visitante em clássicos", diz o promotor Paulo Castilho. "Assim, não haveria confusão."

Identificar os torcedores
O cadastramento dos membros das organizadas na Federação Paulista de Futebol ainda não funcionou como esperado. Desde 2006, foram identificadas 29 900 pessoas. Calcula-se que seria preciso cadastrar pelo menos 200 000. O Ministério Público defende que todo espectador tenha de fazer um cadastro para comprar ingresso. Além de garantir a identificação, acabaria com a evasão de renda.

Proibir a venda de bebidas alcoólicas
Dentro dos estádios de São Paulo não é permitido o consumo de álcool. O Ministério Público propõe ampliar a restrição às redondezas das praças esportivas. Outro desafio é tornar mais rigorosa a revista, para evitar a entrada de drogas.

Fontes: Fernando Capez, procurador de Justiça licenciado e deputado estadual; Paulo Castilho, promotor do Ministério Público Estadual; delegada Margarette Barreto, titular da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância; Sérgio Zambiasi, senador; Federação Paulista de Futebol; Polícia Militar do Estado de São Paulo

Reportagem retirado de:http://vejasp.abril.com.br/revista/edicao-2117/violencia-nos-estadios
Texto sugerido por André Mendes Capraro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.