sábado, 21 de agosto de 2010

Entrevista com Prof. Ribeiro e Prof. Miguel

Bate-papo com os professores Luiz Carlos Ribeiro da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Miguel Freitas Júnior, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), membros do Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade.

Clubes tradicionais do interior estão próximos da insolvência. Por que chegamos a essa situação?


Esse quadro poderia ter se modificado se os clubes do Paraná tivessem crescido nos campos esportivo, patrimonial e financeiro, mas vêm somando derrotas e não conseguem agregar novos adeptos. Outro fator é a falta de organização dos administradores. Em geral são pessoas mais preocupadas com benefícios próprios do que com aquilo que podem contribuir para o clube. Muitos são empresários bem sucedidos, mas fracassam no gerenciamento do futebol. Não por inocência, mas porque se utilizam da estrutura contábil frágil, onde é possível obter bons rendimentos com pequenos riscos de ser considerado culpado.

Por que existe a dificuldade de vínculo entre clubes e suas cidades?

Alguns diretores mudam somente a razão social, deixando o clube tradicional na lama, e criam um novo clube às vezes até dentro da própria cidade. Muitas vezes essa estratégia é para fugir de tributos fiscais ou outras pendências. Isto faz com que o torcedor não crie vínculo. A mentalidade gerencial é estritamente comercial: qualquer jogador relativamente bom dificilmente termina a temporada. Isto não seria problema se houvesse um trabalho de base. O torcedor da cidade pequena é próximo e quer torcer para o jogador da sua cidade. Mas as equipes são efêmeras e não criam nenhum tipo de vínculo.

Existe solução para o interior?
É ter um planejamento de média e longa duração, buscando um equilíbrio entre a eficácia financeira e a esportiva. Para isso é preciso investir na base, porém de forma profissional e científica. A solução está pautada em valores como organização, profissionalismo, planejamento, transparência, investimento na base e efetiva responsabilização fiscal para os administradores do clube.



fonte: http://www.parana-online.com.br/editoria/esportes/news/468973/?noticia=EXISTE+SALVACAO+PARA+CLUBES+FORA+DA+CAPITAL
Texto sugerido por Miguel A.Freitas Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.