segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Crônica da semana - Futebol na Escola, só na quadra?

Futebol na Escola, só na quadra?

Passado apenas um mês da euforia da Copa do Mundo, onde a temática do futebol apareceu de forma ampla nas escolas, novamente o esporte bretão é assunto apenas na disciplina de Educação Física. Percebo que hoje o tema do futebol é apenas como uma ação prática desta específica disciplina. Ou seja, o futebol transparece como um todo apenas na prática do esporte em si.
Mas o futebol pode ser um conteúdo ou um tema de interesse da escola (das variadas disciplinas) como um todo? Talvez seja esta a pergunta que você leitor tenha feito após a leitura do parágrafo inicial deste texto. Se pensado inicialmente, esta pergunta é válida e tem todo o sentido, pois o “futebol” segundo as diretrizes que norteiam a educação no país está no rol de conteúdos da disciplina de Educação Física. É justamente neste minimizar do processo conteúdista, o qual fecha determinados conteúdos em determinadas “gavetas” das disciplinas é que está o problema. Mas novamente questiono: o futebol teria outros campos? A resposta chega a ser obvia, sim! Vejo hoje duas perspectivas para o futebol neste contexto.
A primeira amplitude que observo, é pensando no processo pedagógico “moderno” do trabalho por projetos ou por temas geradores multidisciplinares. O segundo mote para o futebol está na presença específica do tema em algumas disciplinas como a Geografia, a História, a Sociologia, a Filosofia, entre outras. Ou é possível não debater o futebol como um aspecto global nas aulas de Sociologia e Filosofia ? E falar do processo das elites brasileiras no início do século passado, sem falar nos espaços de sociabilização dos clubes de futebol? E tratar do processo de expansão do capital mundial nas novas e das novas demandas da geopolítica mundiais sem ver o futebol como elemento significativo? E estes são apenas alguns exemplos !
Talvez a indagação que fique neste momento, é saber o porque então que nada acontece. Acredito primeiramente que os professores estão engessados nos conteúdos ditos formais, os quais em muitos momentos não contempla o futebol. E o outro fator é que ainda existe um preconceito com o futebol. Ainda que no espaço acadêmico o futebol já ganha, aos poucos, algum respeito, porém na escola isso não ocorre. Fato substancial diante disso tudo é que todo esse contexto gera ao longo prazo descrédito do futebol como um todo.
Por fim, esclareço que essa crônica tem caráter inicial de um projeto de trabalho que pretendo realizar a longo prazo, sendo apenas um ensaio de alguns pensamentos e vivências reais. Vejo também que esta discussão não e exclusiva do futebol e que existem outras temáticas que tem o mesmo problema.



Texto escrito por Prof. MS. Celso Luiz Moletta Junior (ISAEC/Colégio Martinus Centro) Pesquisador do Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade e Mestre em História pela U.F.P.R

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