segunda-feira, 23 de julho de 2012

Crônica da Semana


FUTEBOL PARANAENSE: O sonho de ser grande - por Jackson Mosko.

 

Todos nós sabemos das glórias e conquistas do futebol paranaense, um dos Estados com mais tradição no futebol nacional, com clubes de representação nacional e internacional. Porém, alguns dias atrás, após a conquista do título da Copa do Brasil pelo Palmeiras sobre o Coritiba, em Curitiba, ao assistir e ouvir os programas de esportes do nosso estado, alguns comentaristas esportivos do nosso estado, destacavam o mérito do Coritiba em chegar, pela segunda vez consecutiva, à final de um campeonato nacional, quando um dos comentaristas comenta: “mas as grandezas de um clube não se medem com títulos?”.

Assim o debate inicia e, se começarmos a refletir, sabemos de nossa grandeza, porém será que somos respeitados como um Estado representativo no futebol nacional?

Vamos analisar o comentário citado acima: Os títulos nacionais representativos de nossos clubes? Coritiba Campeão Nacional em 1985, Atlético Paranaense Campeão Nacional em 2001, ou seja, o título mais recente 11 anos atrás, depois disto títulos de representação nacional? Nenhum. Quanto aos títulos nacionais da série B, sobre os quais o leitor deve estar se perguntando, mas ao refletir sobre o título desta crônica, “O sonho de ser grande”... Ora, time grande não cai! Então títulos da série B não podem entrar na conta.

Antes do jogo final Coritiba X Palmeiras, a imprensa paulista, estampava nas capas de seus principais jornais: “Palmeiras busca título nacional após 16 anos”, ora o clube paulista foi campeão da série B em 2003, então seriam nove e não 16 anos. Porém, a mídia e todos neste meio consideram as grandezas de um clube através dos títulos importantes conquistados.

Outro exemplo são os jogos da Copa de 2014 que iremos sediar, infelizmente são jogos da primeira fase, mas já é um orgulho ter jogos do mundial, ora outra vez o amigo leitor pode se perguntar, mas aqui a escolha foi política e não pela representatividade nacional, será? Pode até ser, mas ficou um sentimento de que novamente nosso futebol foi desmerecido.

Acredito que o Futebol Paranaense é grande, e pode ser muito mais, afinal temos três equipes com muito potencial na capital, com estádios próprios, centros de treinamentos de primeiro mundo, uma torcida apaixonada que sempre acompanha seu time, isto sem falar no potencial das equipes do interior. Porém, ainda queremos ‘correr’ cada um para um lado diferente, tudo isso pela rivalidade ‘burra’ que temos. Poderemos ser muito mais fortes, e não estou falando de fusão de clubes ou ainda o coxa branca torcer pelo Atlético e vice-versa, a rivalidade tem e deve existir, mas estou falando de parcerias para angariar patrocínios, em fortalecimento das marcas: Atlético Paranaense, Coritiba e Paraná Clube, dentro do nosso estado, pois a quantidade de paranaenses que torcem por clubes de SP, RS, RJ é muito grande, para realmente tornamos grandes e conquistar títulos de representatividade nacional, devemos admitir que somos grandes sim, mas que seremos muito mais se trabalharmos juntos pelo futebol paranaense.

Seremos grandes quando nosso pensamento for realmente grande, e agirmos juntos com inteligência.