terça-feira, 10 de julho de 2012

Professor da UEPG organiza livro sobre a Crônica e o Futebol



por Carlos Alberto Mayer


 
Já se encontra à disposição dos professores de Educação Física, acadêmicos e aficionados por futebol, o livro “Passe de Letra – Crônica Esportiva e Sociedade Brasileira”. Tendo como um dos autores e organizador o professor Miguel Archanjo de Freitas Júnior, Coordenadordo Departamento de Educação Física (DEDUFIS), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e a participação de diversos pesquisadores de outras instituições, o livro reúne análise dos trabalhos escritos por diversos comentaristas esportivos com destaque para o esporte bretão, através da crônica, que é uma mescla dos gêneros jornalismo e literatura. O título da obra traduz-se num trocadilho entre um estilo de jogada exercida dentro de campo pelos atletas, com a estilística da Língua Portuguesae traça analogias entre o esporte e a literatura. 

Este livro foi prefaciado pela professora doutora Fátima Martin Rodrigues Ferreira Antunes (USP), uma das primeiras mulheres do país a pesquisar o futebol tendo a literatura como referência, a qual é uma das principais nomes deste tema de estudo no Brasil e no exterior. Para a professora "Sem firulas, posso afirmar que o primoroso trabalho que os pesquisadores reunidos nos oferecem é obra de referência na produção acadêmica sobre o tema, sendo um verdadeiro ‘passe de letra’".

Para Miguel, por ter sido constatada a forte relação entre estes dois elementos substanciais na cultura brasileira, o esporte e a crônica literária, é que tivemos a idéia de organizar esta coletânea. “Esta obra é fruto de um estudo mais aprofundado no que tange a relação entre o esporte e a literatura nacional, principalmente o futebol, modalidade esportiva que detém a predileção dos brasileiros e também dos literatos esportivos”, destacou o organizador, acrescentando que “tal atitude justifica-se pelo fato de que, este tema, geralmente é pesquisado de forma segmentada, pois, no caso da crítica literária, o esporte, mais especificamente o futebol, é considerado apenas um assunto secundário na literatura nacional. Da mesma maneira que, no outro extremo, alguns pesquisadores da História e Sociologia do Esporte utilizam os escritos literários como simples fontes para ilustraro contexto esportivo/futebolístico, descaracterizando a natureza da obra e as características do autor”.


 
Segundo o coordenador, esses estudos iniciaram através das pesquisas desenvolvidas no âmbito da Pós Graduação, na maior parte oriundas das teses no Doutorado e dissertações no Mestrado. “Desta maneira é uma temática que já foi amplamente debatida na academia, pois, em média, uma tese leva quatro anos para ser gestada e os artigos são partes das teses”, ressalta. Miguel lembra que quando teve a idéia, no Encontro Nacional de Pesquisa Histórica, percebeu que na Mesa sobre ‘História do Esporte’, havia uma quantidade significativa de pesquisas que abordavam o futebol, tendo como fonte de pesquisa as crônicas esportivas.

O organizador revela que se fixou na crônica por ser uma fonte que até pouco tempo era considerada como sendo de gênero inferior dentro do jornal, com dia e hora definida, pois ela só tinha sentido no momento em que era publicada. 
Citando o escritor, crítico literário, sociólogo e professor, Antonio Cândido, Miguel descreve que “no outro dia a crônica só servia para ser estampada em jornal, sem muita importância. Porém percebemos que ela revela o pensamento de parte da sociedade de uma época, apresentando os valores e ideologias dos literatos que escreviam e desta maneira sendo uma porta de entrada para analisarmos a sociedade do período”.

A visão de mundo do cronista, o que acontecia e, principalmente, o que o escritor desejava que acontecesse, pois, enquanto gênero literário, ela abre espaço para a ficção e para a criatividade de quem escreve. Miguel avalia que este livro ganha importância no mercado esportivo e no meio acadêmico neste momento de grande efervescência do futebol no Brasil. “Visualizamos com as decisões de competições internacionais, centenários de equipes e dos primeiros clássicos de clubes nacionais, centenário do escritor Nelson Rodrigues, além da aproximação do período da maior competição da modalidade no Brasil, que é a Copa do Mundo, entre outros acontecimentos”, lembra.

Nosso objetivo foi o de produzir uma obra pioneira com vistas a divulgar o que se tem pesquisado sobre a temática e em certa medida romper com a visão de que futebol é assunto que só se discute no bar. “Pretendemos analisar os sentimentos presentes nesta manifestação cultural como algo que nos permite perceber o porquê do comportamento das pessoas em determinadas ocasiões e isto faz parte de um processo que foi historicamente construído que o livro, em certa medida, ajuda a compreender”, comenta.
 
No primeiro momento não está programada nenhuma cerimônia de lançamento em Ponta Grossa. Como o livro é composto também de pesquisas de autores de Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, é provável que se realize um lançamento no ‘XIII Encontro Estadual de História:  A escrita da História’ da Associação de Pesquisa Histórica, em Londrina de 12 a 15 de setembro, quando será reunida a maior parte dos colaboradores da obra. Porém o livro já está sendo comercializado com preço promocional de R$ 20,00, através do contato Bruno José Gabriel, pelo e-mail  bruninho_piu_10@hotmail.com. Mais informações sobre esta obra poderão ser obtidas pelos fones 3220-3140 e 3220-3141 ou pelo celular 9127-1603.