quarta-feira, 25 de julho de 2012

Joel Santana não resiste e é demitido do comando do Flamengo

Treinador não suportou a campanha irregular no Brasileiro e deixa o time após cinco meses


Joel Santana não é mais o treinador doFlamengo. Com uma campanha irregular noCampeonato Brasileiro e criando descontentamento pelas atuações da equipe, o técnico foi comunicado da decisão na manhã desta segunda-feira, após reunião entre a presidente Patrícia Amorim e o gerente de futebol Zinho. O técnico deixa o clube carioca na 10ª posição, com 15 pontos.


Zinho inclusive dará coletiva de imprensa no Ninho do Urubu, em Vargem Grande. Os jogadores se reapresentam também nesta segunda, no CT, às 15h. Joel Santana deixa o Flamengo após cinco meses e meio de trabalho, com 17 vitórias, cinco empates e nove derrotas em 31 jogos. Aproveitamento de 63,4%.
As eliminações do time na Copa Libertadores e no Campeonato Carioca deixaram o treinador em situação ruim com a torcida, mas ele foi bancado pela diretoria, que esperava uma evolução com os 29 dias em que o Flamengo apenas treinou no Ninho do Urubu.
A evolução não veio, assim como a contratações de reforços. Quem pagou a conta foi o treinador, que já não gozava de prestígio com boa parte da diretoria. Entre as principais críticas estaria o fato deJoel não aproveitar tão bem os garotos revelados pela base e não ter o grupo 'nas mãos', situação que já havia ficado escancarada na saída de Ronaldinho.
Multa alta 
Por rescindir o contrato unilateralmente, o Flamengo terá que pagar cerca de R$ 2 milhões ao treinador, que diferente de outras passagens, adotou um semblante mais sério e desabafou em diversas entrevistas sobre a pressão no cargo. O nome de Dorival Junior, demitido recentemente doInternacional, agrada alguns dirigentes do clube, mas a definição de um novo nome ainda deve levar alguns dias.
Sugestão e comentários de Miguel de Freitas.
Após demitir Wanderelei Luxemburgo, desentender-se com Ronaldinho Gaúcho e Adriano (Imperador), ver frustrado o seu sonho de contratar Riquelme, Juan, Diego e outros jogadores, o time do Flamengo tenta resolver a crise presente na Gávea demitindo o seu treinador Joel Santana (o Pai Joel), mas uma das vítimas da dança dos treinadores do brasileirão. Mas será que demitir o treinador resolve a situação do clube? Do ponto de vista financeiro certamente não, pois a reportagem a seguir indica qual é o valor da multa por rescisão unilateral do contrato.