quinta-feira, 26 de julho de 2012

Reality show escolherá jogadores para equipes da Liga Afegã


Jogadores de futebol posam em frente às ruínas do palácio real de Cabul, capital do Afeganistão. (Reuters)

O Afeganistão é um país destroçado por guerras civis, que se estenderam de forma ininterrupta desde que foi invadido pelas tropas soviéticas, em 1979. Expulsos os russos na década de 80, o povo afegão teve de conviver sob o domínio da ditadura fundamentalista dos talibãs. Tudo isso destroçou qualquer resquício normalidade, e sem dúvida afetou o desenvolvimento esportivo do país.

Recém saídos de décadas de guerras civis, o futebol no Afeganistão tenta se reestruturar e ser mais um motivo de esperança. A maneira encontrada foi através de um reality show, que selecionará jogadores para a recém formada liga nacional.

- O futebol é um esporte muito popular no Afeganistão. Basta caminhar pelas cidades do país para ver pessoas jogando, muitas com camisas de Barcelona e Real Madrid – revelou ao jornal inglês “The Independent”, Massoud Sanjer, o idealizador do reality show.

Sob o nome de Green Field (Campo Verde), o programa entrou no ar no último dia 9 de julho pelo canal afegão Tolo TV. São 30 candidatos, que passarão por provas de habilidades, treinos e testes físicos. Depois de oito episódios serão escolhidos os 18 jogadores que se juntarão aos elencos das oito equipes que disputarão a Afghan Premier League 2012.

- Depois de anos de guerra civil, as pessoas podem finalmente se concentrar no futebol. Este programa certamente ajudará a criar a unidade do país – acredita Abdul Walizada, um ex-jogador da seleção afegã.

As oito equipes que disputarão o Campeonato Afegão representam uma região do país cada. O torneio está marcado para começar no próximo dia 14 de setembro.
Sugestão e comentário de André Alexandre Guimarães Couto.
Esta notícia amplamente divulgada como uma "curiosidade do futebol" não nos chamaria a atenção se não ocorresse em um dos locais mais violentos do mundo, por conta de uma história de dominação imperialista e de recentes conflitos com a ocupação norte-americana, sem falar nas guerras civis que solapam qualquer tentativa de pacificação na região.
Todavia, a mídia local se apropriou do produto internacionalizado e globalizado que é o futebol para atrair  possíveis patrocinadores para o ramo jornalístico. Chamar de Premier League visa a associação com os principais campeonatos europeus, como o Inglês, por exemplo.
A ideia de representatividade regional neste campeonato de futebol é uma tentativa de buscar um pálido espírito nacional afegão.  O torneio que existe desde 2006, era jogado apenas em Cabul, no Estádio Ghazi. Basta saber se agora outros serão utilizados também e principalmente se o Ghazi voltará a ser palco de apedrejamentos e desrespeito aos direitos humanos nas "horas vagas".