sexta-feira, 6 de julho de 2012

Vamos jogar bola (Banco Itaú)



Vamos realmente jogar bola?

O novo, mas nem tanto, comercial do Banco Itaú, principal patrocinador da CBF chama muito a nossa atenção. Como o título "Vamos Jogar Bola", o comercial de um pouco mais de 1 minuto de duração, mostra um menino batendo uma bola laranja (cor que simboliza o próprio banco e que aparece em vários objetos no comercial) pela cidade do Rio de Janeiro.

Poderíamos escrever um artigo sobre o mesmo, mas vamos ficar em apenas um ponto: em meio a atrasos das obras para a realização da Copa do Mundo (operários com seus capacetes de segurança da cor laranja, é claro, aparecem sorridentes), dos abusivos investimentos de dinheiro público em um único evento e pouquíssima expectativa de retorno de tudo isso para a sociedade, o banco pede que esqueçamos tudo e pensemos em uma única coisa: futebol.
 
Não um esporte qualquer, mas aquele que mais representa o povo brasileiro, com seu gingado, seu jeito moleque, sua forma de desviar dos obstáculos e problemas, sua capacidade de mexer com os sentimentos, sua mistura étnica, sexual e social. Acreditem: tudo isto pode ser percebido no curto vídeo.
 
Representações a parte, me lembrei de uma frase que é recorrente para quem joga bola em peladas com os amigos e que volta e meia surge quando os ânimos ficam exaltados: "Galera, Vamos jogar bola!"
 
Pois é, mas neste caso específico, eu não ficaria na turma do "deixa disso"...

Sugestão e comentários de André Alexandre Couto.