quarta-feira, 18 de julho de 2012

Jornal alemão pede doações para pagar pela saída de Blatter da Fifa



Diário "Tageszeitung" lança campanha para tirar suíço da entidade



Com a manchete "Vamos comprar Blatter", o jornal alemão Tageszeitung lançou nesta quarta-feira uma campanha de arrecadação de doações para comprar a saída do presidente da Fifa, Joseph Blatter, de seu cargo, depois das suspeitas de corrupção que pesam sobre ele.


O jornal, cuja influência é maior que sua tiragem (cerca de 60.000 exemplares), fornece ainda o número de uma conta bancária para doações e promete que todo o dinheiro arrecadado será dado a Blatter para que ele deixe a Fifa.

Na terça-feira, Blatter afirmou que não pretende renunciar ao cargo apesar das denúncias de comissões contra dois ex-dirigentes da entidade, os brasileiros João Havelange e Ricardo Teixeira, que o deixaram em posição delicada.

- Não basta alguém falar na imprensa 'renuncie, renuncie' para que eu saia do cargo. Se alguém quiser me ver fora da presidência, precisa pedir minha demissão diante do Congresso (que reúne todas as federações filiadas à Fifa). Se não me quiserem mais, sairei sem discutir. Mas quero ressaltar que fui eleito pelo congresso - declarou Blatter numa coletiva de imprensa.


Sugestão e comentários de Natasha Santos.

O jornal alemão foi fundado em 1978 e liderado pelos trabalhadores, enquanto uma alternativa  à imprensa tradicional, sendo, segundo sua própria descrição, "irreverente, comercialmente independente, inteligente e de entretenimento". O foco do jornal "taz" é abordar questões políticas e sociais, desde crises ecológicas até a corrupção. Nesse sentido, deve-se compreender a notícia enquanto uma sátira bem-humorada, mas não menos ácida, a respeito de um esgotamento quanto aos feitos de Blatter na Fifa. Já que o presidente não vai renunciar, mesmo com as manifestações públicas, por que não tentar pagá-lo para que mude de ideia? Afinal, ao que tudo tem indicado, o Sr. Blatter gosta de um dinheirinho extra - aliás, como muitos de seus amigos adeptos do colarinho branco.