quarta-feira, 31 de outubro de 2012

ALESDE se consolida com seu III Congresso



Na última semana, no período de 24 a 26 de outubro a ALESDE (Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte) realizou o seu III Congresso, na Universidad de Concepción (Chile).
Vários trabalhos puderam ser discutidos, dentre eles, as possibilidades de pesquisa sobre gênero e esporte, estudos regionais, os megaeventos, mídia esportiva etc. Praticamente todos os países da América Latina estavam presentes, além de representantes da França, Reino Unido e Estados Unidos.

Dentre os trabalhos divulgados neste evento, destaco o livro sobre as torcidas de futebol no México, a partir de uma análise antropológica e sociológica.

O livro "Afición futbolística y rivalidades en el México contemporáneo: Una mirada nacional", organizado por Roger Magazine, José Samuel Martínez Lopez e Sergio Varela Hernández foi recentemente publicado pela Universidad Iberoamericana (México).

Pensando México e suas respectivas regiões por meio do futebol e suas torcidas, o livro mapeia a importância deste esporte apontando as rivalidades locais, regionais e nacionais.

O IV Congresso já tem local e data: Bogotá (Colômbia) em 2014. Alguém se habilita a ir também?

Sugestão de André Couto.