segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Crônica da Semana


Londrina e a ANPUH 2012

André Alexandre Guimarães Couto

No período de 13 a 15 de outubro, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), um dos principais simpósios temáticos da ANPUH Regional, foi o de Esporte e das Práticas Corporais.


 Público presente nos debates do ST

Neste Simpósio, várias mesas temáticas foram palco de discussões importantes ao longo do evento. Na primeira, que tratou de Futebol e Mídia, os principais temas giraram em torno dos usos e abusos da imprensa e da mídia como fontes e como objetos de pesquisa. Aliás, ao fazermos isto, estaríamos produzindo uma história da imprensa esportiva ou uma história dos esportes, ou ambas?

Futebol e Mídia

Na segunda mesa, que tratou de Futebol e Torcedores, foi possível avançarmos por belas discussões em torno de novas formas de torcer e de perceber como uma torcida pode representar interesses específicos dentro de um clube, sem falar das possibilidades de análise no campo do comportamento do torcedor, inclusive no plano da alimentação. A mesa propôs ainda levantar as origens das subjetividades no primeiro ato de torcer: as razões da escolha do time de coração.

Futebol e Torcedores

Na terceira mesa, Futebol e Identidade Nacional, apesar da discussão central, em torno da existência ou não de uma forma de jogar legitimamente nacional, o uso análitico das fontes propostas, crônicas e filme, avançaram para além do uso indiscriminado do pensamento de Gilberto Freyre e de Mário Filho.

Futebol  e Identidade Nacional

Na quarta mesa, Futebol e Política, os trabalhos apresentados discutiram temas muito relevantes como a relação entre a história dos clubes e sua relação com o poder político local e nacional, além das análises em torno da subjetividade em torno do esporte e das paixões e sentimentos gerados a partir dele. A relação entre esfera pública e privada também foi bem abordada por esta mesa.

Futebol e Política

Na quinta mesa, Futebol e Aspectos Regionais, foram discutidas as identidades regionais e as representações sociais criadas pela mídia em torno de uma visão específica de formas de jogar. Portanto, criar um selecionado nacional poderia colaborar para uma integração nacional de fato?
Por fim, a discussão gerada pela mesa "Futebol e Modernização", apresentou um quadro significativo acerca da organização do futebol a partir da união de clubes de futebol em torno dos seus respectivos interesses.

Aspectos Regionais e Modernização

Desta forma, vários aspectos mereceram um olhar cuidadoso das pesquisas sobre o Futebol e sobre o próprio esporte, sempre dialogando com o campo da Sociologia e da Antropologia. Torna-se, então, em nossa visão, cada vez mais díficil fechar os olhos para estas peculiaridades em um país que respira constantemente paixões e sentimentos, que, por vezes, transitam em relações indefinidas como o público/privado, racional/emocional, regional/nacional, popular/elitista e tantas outras que poderíamos apontar.