sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Conmebol diz que Superclássico será realizado, mas ainda não sabe a data


Entidade revela que CBF e AFA concordaram em remarcar a partida



A Conmebol divulgou na noite desta quinta-feira, em seu site oficial, que Brasil e Argentina realizarão a segunda partida do Superclássico das Américas, que estava marcada para quarta, em Resistencia, mas foi cancelada por problemas de energia no Estádio Centenário.

De acordo com a Conmebol, CBF e AFA concordaram em remarcar a partida, mas a data ainda não foi decidida e será anunciada em breve. No jogo de ida, em Goiânia, o Brasil venceu por 2 a 1 e agora jogará pelo empate para ser bicampeão.

O Superclássico estava marcado para as 22h, mas por volta das 23h o árbitro decidiu cancelar o confronto por problemas na iluminação do estádio. Os jogadores das suas seleções chegaram a ir ao gramado e cantaram os hinos, mas acabaram voltando ao vestiário.

Após a decisão do juiz, o diretor de Seleções da CBF, Andrés Sanches, afirmou que não haveria como remarcar a partida e que o Brasil deveria ser considerado campeão:

- É impossível transferir o jogo, até devido ao Campeonato Brasileiro. Vamos esperar pela decisão sobre o troféu. Pela lógica, somos os campeões - disse Andrés.

De acordo com imprensa argentina, o apagão teria ocorrido por causa de um incidente envolvendo o ônibus da Seleção, que teria atingido um gerador nos arredores do estádio Centenário. O motorista e a CBF negaram. Os organizadores da partida falaram em sobrecarga no gerador. No entanto, o estádio teve problemas de energia antes da chegada da delegação brasileira ao local.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2012/10/conmebol-diz-que-superclassico-sera-realizado-mas-ainda-nao-sabe-data.html

Sugestão e comentários de Ernesto Marczal

E quando já pensávamos que a comédia pastelão que preencheu a programação televisiva na ultima noite de quarta-feira havia se esgotado, somos novamente surpreendidos. Quase tanto quanto o apagão no modesto estádio Centenário, na cidade de Resistência (nome tentadoramente convidativo ao trocadilho irônico). Como a Natasha já havia ressaltado na postagem anterior do blog, um episodio vergonhoso para o futebol sul-americano. Contudo, é curioso ressaltar como a tragicomédia que virou a decisão do autointitulado “Superclássico” (alcunha um tanto quanto pretenciosa devido as circunstancias de sua realização) alcançou uma repercussão muito maior devido a sua falha do que em perspectiva de sua efetiva conclusão. 

Confesso que mal me lembrava do certame no dia de sua realização, minha memória só foi “reavivada” quando, por acaso, sintonizei o rádio e me deparei com os comentários sobre as dificuldades em iniciar a partida. Agora, com o anúncio de que o jogo será realizado, embora sem termos pistas de onde e quando, o “Superclássico” de 2012 ganha novo fôlego, de modo que não me parecerá tão fácil esquecê-lo. Afinal, independentemente de quem ficar com o apregoado "título" desejado por Andrés Sanches, o que ficará marcado será o episódio pitoresco e tragicômico em torno da realização do "torneio". Sem dúvida a mais recente aquisição ao folclore do esporte sul-americano em pleno século XXI.