segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Fifa divulga lista dos 23 melhores de 2012 com Neymar, o único brasileiro


Bola de Ouro deste ano tem seus nomes apresentados com Messi como favorito ao quarto prêmio seguido.




A Fifa e a revista "France Football" divulgaram nesta segunda-feira os 23 candidatos ao prêmio de melhor jogador do mundo em 2012. Atual tricampeão do prêmio, Lionel Messi é um dos favoritos, mesmo não tendo conquistado grandes títulos com o Barcelona. Neymar é o único brasileiro na lista e um dos dois que não atuam em nenhum clube europeu. Didier Drogba, campeão europeu com o Chelsea, está na lista e defende o Shanghai Shenhua, da China.

O Real Madrid tem seis nomes na relação e é o clube mais representado. O Barcelona, com cinco, vem logo em seguida. O Manchester City tem três jogadores. A Espanha, campeã mundial e europeia, tem sete jogadores do país na lista. Apenas 12 jogadores da relação já haviam sido indicados.

Os capitães e os técnicos das seleções nacionais votam em seus favoritos até dezembro, quando a Fifa divulga os três primeiros que receberão os prêmios em 7 de janeiro, durante evento em Zurique, na Suíça. Em agosto, a Uefa elegeu Andrés Iniesta como o melhor jogador da temporada europeia 2011/2012.

A Fifa divulgou também os 10 técnicos que concorrerão ao prêmio de melhor treinador do ano. São eles: Vicente del Bosque (Espanha), Roberto Di Matteo (Chelsea), Alex Ferguson (Manchester United), Pep Guardiola (ex-Barcelona), Jupp Heynckes (Bayern de Munique), Jürgen Klopp (Borussia Dortmund), Joachim Löw (Alemanha), Roberto Mancini (Manchester City), José Mourinho (Real Madrid) e Cesare Prandelli (Itália).


Sugestão e comentário de Miguel de Freitas.

Terminado o período de eleições do executivo, as atenções se voltam efetivamente para o Mundo do Futebol. Assim como na política, todos acreditam que são detentores da razão quando o assunto é futebol. Novamente adentramos no período pré-copa do mundo com muitas incertezas e temor pelo futuro do futebol brasileiro.
A nossa seleção anda desacreditada, mesmo com vitórias nos últimos amistosos o quadro permaneceu inalterado, pois vencemos equipes de pouco ou melhor dizendo, nenhuma expressão futebolística. Mesmo diante do discurso ufanista do Galvão Bueno, não dá para considerar que o Japão seria um teste difícil para o futebol canarinho. Mas assim como na política, o futebol apresenta prognósticos, mas não certezas. Sorte nossa, pois estamos em tempo de vacas magras.
Na lista dos melhores jogadores do mundo, o único brasileiro que figura entre os 23 melhores é somente o Neymar. Para aqueles que acreditam que ele é só fírula, cabe aqui a nossa torcida, pois ele é o Brasil no Mundo do Futebol.