quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Atlético-MG será denunciado por causa de protesto da torcida, informa procurador

Atleticanos protestam contra CBF durante jogo com Fluminense no Independência
Atleticanos protestam contra CBF durante jogo com Fluminense no Independência.


O procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schimitt, informou, nesta terça-feira, que apresentará denúncia contra o Atlético-MG por causa do protesto da torcida contra a arbitragem e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ocorrido antes e durante a partida com o Fluminense, no Independência, domingo passado.
“Esta manifestação levantando a hipótese que existe corrupção na CBF, ela tem de ser levada ao Tribunal pelo menos. Não vou defender que tenha absolvição ou condenação, mas a Corregedoria tem de levar para o conhecimento do Tribunal”, disse Paulo Schimitt, em entrevista ao programa Bate-Bola, do canal ESPN Brasil.

“Este caso do Atlético mineiro está gerando polêmica, não é uma coisa que estamos fazendo sem critério. É uma coisa que fazemos direcionada pela lei. Não preciso colocar bando de árbitro, ladrão que estão me roubando, eu posso apresentar isso de outras maneiras”, acrescentou o procurador-geral, que solicitou imagens da partida para analisá-las.
Os atleticanos utilizaram faixas, cartazes e nariz de palhaço para se manifestarem antes e durante a vitória sobre o Fluminense, por 3 a 2. Além disso, quando os times entraram em campo, torcedores fizeram um mosaico em que se podia ler a sigla CBF, nas cores do Fluminense, e de cabeça para baixo. “Recebi imagens de cartazes, faixas contra a CBF, contra o STJD e a arbitragem. Isso está sendo anexado ao processo”, afirmou Schimitt.
Mesmo diante da resistência da Polícia Militar , muitos atleticanos conseguiram entrar no Independência com cartazes, faixas e nariz de palhaço
As manifestações de desagrado aumentaram quando o árbitro Jaílson Macedo Freitas anulou o gol de Ronaldinho Gaúcho, no primeiro tempo, ao assinalar falta do zagueiro Leonardo Silva na barreira. Gritos de “vergonha” foram entoaram no estádio.
O árbitro não relatou na súmula da partida qualquer tipo de incidente com torcedores do Atlético e sequer mencionou o protesto da torcida no documento.
Sugestão e comentário de Natasha Santos.
O Fluminense Football Club sofreu acusações de favorecimentos por parte da torcida do Clube Atlético Mineiro, que atacou, em essência, a CBF. Para o presidente do clube carioca, isto nada mais é do que "um mito criado", pois o Fluminense não precisaria de ajuda. Extrapolando a questão da predileção (ou não) da CBF por parte de clubes do Rio de Janeiro, o que chama a atenção é o fato de a manifestação dos torcedores ter ido parar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol. Atentado contra a liberdade de expressão? Os torcedores extrapolaram os limites da lei? Pois bem. Dado o relativo desconhecimento jurídico, cabe a mim, ressaltar a relação estabelecida entre o STJD e a Confederação Brasileira. Segundo o quase fantasmagórico estatuto da CBF, sobre qual apenas se ouve falar, o STJD seria um órgão autônomo e independente. Até aqui, nenhuma novidade, pois o mínimo que se espera é autonomia de um órgão como tal. Todavia, o custeio das despesas do Superior Tribunal é mantido pela Confederação, o que inclui o pagamento dos funcionários, bem como outros desembolsos. Ora, o STJD respira independência, mas, ao mesmo tempo, depende financeiramente da CBF, o que, segundo o advogado e contabilista Piraci Oliveira Jr., torna o Superior Tribunal "um 'departamento' com vida autônoma, mas preso contábil, fiscal e societariamente à sua criadora, que os contabiliza como 'despesas incorridas' ao passo que se fosse uma outra entidade, deveriam figurar nos demonstrativos financeiros como 'investimentos'”.
Sociologicamente falando, poder-se-ia pensar sob a lógica da tal autonomia relativa dos campos, de que fala Pierre Bourdieu. O que, simplificando, denotaria uma capacidade de ação limitada. Assim, o STJD não gozaria de autonomia completamente autônoma... E agora? Como conviver com isso?