quarta-feira, 2 de outubro de 2013



Timão desencanta em Mogi Mirim



Tite escala Corinthians com três atacantes pela segunda vez no ano e encerra jejum de oito jogos sem vitórias. Equipe 'respira' na tabela

Por 
O Corinthians havia marcado apenas um gol nos últimos oito jogos até a noite desta quarta-feira. Contra o Bahia, em Mogi Mirim, o técnico Tite decidiu ousar: escalou três atacantes para começar a partida – fato que havia ocorrido apenas uma vez no ano – e assistiu a uma equipe completamente diferente, que resolveu o resultado ainda no primeiro tempo: vitória por 2 a 0, fim do jejum e o tão desejado alívio na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro.
A única vez em que o Timão havia começado com três jogadores no setor ofensivo foi no dia 21 de abril deste ano, contra o Atlético de Sorocaba, pela primeira fase do Campeonato Paulista. Naquela oportunidade, apenas aguardando o mata-mata do estadual, Tite decidiu ousar, como forma de teste. E deu certo: Alexandre Pato e Danilo marcaram os gols da vitória do Corinthians, que ficaria com o título um mês depois.
Apático e sem criatividade no ataque, o Corinthians vinha de uma goleada por 4 a 0 para a Portuguesa, sofrida em Campo Grande, no último domingo. Antes da partida, Tite havia indicado que Alexandre Pato voltaria à equipe, mas não havia dado qualquer indício de que sacaria Douglas para manter Sheik na formação principal. A surpresa surtiu efeitos e ampliou consideravelmente o rendimento da equipe alvinegra.
O volante Guilherme voltou ao campo e pareceu não sentir o mês e meio que teve de ficar em recuperação no departamento médico. Aumentou o volume do Timão no meio-campo e deu mais segurança para que os três atacantes se movimentassem, criando jogadas como não havia ocorrido na série negativa. Com Guerrero centralizado, Pato e Sheik atuaram abertos por esquerda e direita, respectivamente.
Os dois gols da vitória alvinegra saíram em bolas paradas cobradas por Sheik. Primeiro, o atacante cobrou escanteio na primeira trave, Guilherme desviou e Guerrero apareceu para concluir, dentro da pequena área. Depois, em nova cobrança precisa do camisa 11, o zagueiro Cléber, estreante da noite, subiu sozinho para balançar a rede de Marcelo Lomba e definir o placar a favor do Timão.
Embora o novo esquema tenha dado certo, o técnico Tite terá problemas para formar seu ataque no fim de semana, já que Emerson recebeu o terceiro cartão amarelo e não enfrenta o Atlético-MG no domingo, às 16h (horário de Brasília), no Independência. Além dele, Alexandre Pato, convocado pela seleção brasileira para dois amistosos, contra Coreia do Sul e Zâmbia, embarca com a equipe de Felipão na madrugada e também não joga.

Guerrero comemoração Corinthians contra Bahia (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)





Isso é conversa "fiada"! O ano inteiro o Tite muda o time, seja de início ou no decorrer do jogo. Ou seja, o Corinthians já está habituado com esse esquema de três atacantes, tanto é que derrotou o Chelsea com três homens de frente (Jorge Henrique, Sheik e Guerreiro). Fico pensando como a própria imprensa tenta justificar seus argumentos com afirmações superficiais, haja vista, quem acompanha o futebol no Corinthians saber que o que aconteceu não passou de uma fase ruim, inerente a todos os times de futebol (que nem sempre vencem). Logo, é mais fácil tentar entender tal momento corintiano pela lógica das vitórias passadas, do que pensar que houve grandes mudanças táticas na maneira de jogar. Inclusive porque o treinador é o mesmo a quase três anos e com essa loucura do calendário não da para causar grandes surpresas como essa mágica reinventada pela imprensa após a vitória conta o Bahia!

Sugestão e comentário de Everton Cavalcanti