quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Jornalista aborda em livro os rumos do futebol brasileiro


José Geraldo Couto fala sobre o futebol brasileiro nos dias de hoje

O futebol no Brasil é tão intenso que acaba, inevitavelmente, fazendo parte da vida até daqueles que costumam perguntar o motivo de ninguém passar a bola para o "moço de amarelo", confundindo o árbitro com um jogador qualquer.

O talento dos jogadores brasileiros elevou o país à condição de celeiro de excelência incontestável de craques, reconhecido em todos os cantos do planeta. Pelé, considerado o rei do futebol, assim como o carnaval e as praias cariocas, virou cartão de visitas.

Mas qual é a situação deste esporte tão popular nos dia de hoje? Para responder a esta pergunta, a Publifolha lança "Futebol Brasileiro Hoje". Escrito pelo jornalista José Geraldo Couto, o livro faz parte da coleção "Folha Explica".

Leia trecho do livro

O autor, que assina uma coluna sobre futebol semanalmente na Folha, aborda a intrínseca relação do esporte com os impasses mais profundos da sociedade brasileira, esboça o retrato da realidade no futebol, fala sobre o estilo de nossos atletas e esbarra em questões polêmicas, como o preconceito e a virilidade.

José Geraldo Couto conversou sobre o livro e o futebol brasileiro com a Livraria da Folha. Acesse: http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/664932-jornalista-aborda-em-livro-os-rumos-do-futebol-brasileiro.shtml


Sugestão e comentário de Miguel Freitas Jr.


De olho no mercado editorial que se abre para o futebol, seja pela paixão do brasileiro por este esporte, seja pela proximidade da Copa do Mundo, as publicações sobre esta temática ganham volume nas livrarias e bancas de revista. Uma delas foi produzida pela Folha de São Paulo, sob a título " Futebol no Brasil Hoje", uma tentativa de explicar este esporte no nosso país. Um misto de passionalidade, ideologia, desejo e autenticidade, mas que proporciona uma leitura descontraída para os momentos de lazer e que mostra a forma com que os torcedores percebem este esporte atualmente, servindo como ponto de partida para muitos estudos e também de contra ponto para as pesquisas densas desenvolvidas na academia.