domingo, 16 de outubro de 2011

CIDADES SEDES DA COPA SE REÚNEM COM O COL PARA DISCUTIR LEI DA COPA.

Representantes das cidades-sede da Copa devem se reunir com membros do Comitê Organizador Local (COL), na próxima quinta-feira (6), para ajustar aspectos das legislações estaduais e municipais que podem afetar os lucros da Fifa com o evento. A informação foi publicada nesta terça pelo “Painel FC”, da “Folha de S.Paulo”.

No centro da discussão está a lei que veta o comércio de bebidas alcoólicas nos estádios e a venda de meia-entrada para estudantes (regulada pelos estados).
Segundo o jornal, as sedes estão insatisfeitas com o governo por considerarem que as questões deveriam ser resolvidas no âmbito nacional.

A presidente Dilma Rousseff se reuniu ontem com o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, em Bruxelas (Bélgica), justamente para rever pontos da Lei Geral da Copa que causaram atritos entre o governo federal e a Fifa. O presidente do COL, Ricardo Teixeira, não foi chamado.

Segundo o ministro do Esporte, Orlando Silva, o governo se comprometeu a “aperfeiçoar a redação” da lei da Copa. Na prática, isso significa endurecer a punição contra a pirataria, não interferir no credenciamento e proibir a distribuição gratuita das imagens dos jogos para veículos estrangeiros.

Em troca, o governo conseguiu manter a meia-entrada para idosos, regulada por lei federal. Na semana passada, Silva chegou a afirmar que a Fifa havia pedido a suspensão do Código de Defesa do Consumidor para assegurar seus lucros com o Mundial.

Para a quinta-feira da semana que vem está marcada uma nova rodada de negociações entre o governo federal e a Fifa, desta vez em Brasília.

A reportagem retrata que o Brasil está passando por um momento conturbado no âmbito “Organização Nacional para a Copa do Mundo 2014”, algo que pode ser visualizado nessa reportagem. As cidades-sede irão se reunir com Membros do Comitê Organizador Local (COL), para discutir sobre a legislação que pode afetar os lucros da FIFA durante o evento maior do futebol. A reportagem aborda ainda a insatisfação das sedes com o governo, retratando que a discussão deveria ser interna, ou seja, em âmbito nacional.

No centro dessa discussão encontra-se a Lei Geral da Copa, que causou divergências entre FIFA e Governo Federal, devido aos seguintes pontos: meia entrada para idosos e estudantes e a proibição da comercialização de bebidas alcoólicas nos estádios. A presidente Dilma Rousseff se reuniu com o secretário geral da FIFA – Jerome Valcke para que ocorra uma negociação entre as partes.

Essa reportagem nos mostra o capital simbólico da entidade máxima do futebol perante país, pois pode haver modificações na legislação aprovada pelo Congresso Nacional, devido ao fato de esta não agradar a FIFA. Onde fica a soberania do Brasil? Parece que o ex-presidente Luis Inácio “Lula” da Silva estava enganado quando retratou em uma reportagem divulgada pelo IG no dia 30 de Novembro de 2011 que, “Nenhum país do mundo vai deixar sua soberania para atender interesse desta ou daquela entidade, seja ela qual for”.

Apresenta-se essa reportagem para que possamos discutir de forma política o posicionamento do Brasil, que está fazendo um jogo de trocas com a FIFA para poder manter alguns pontos fixados na legislação.

Texto sugerido e comentários por: Bruno José Gabriel

Fonte: http://www.portal2014.org.br/noticias/8166/CIDADESSEDE+SE+REUNEM+COM+O+COL+PARA+DISCUTIR+LEI+DA+COPA.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.