quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O que significa democracia e soberania nacional?
Por Miguel de Freitas
Quando o Brasil se candidatou para sediar a Copa do Mundo de 2014, as exigências da FIFA estavam postas e o país festejou ao ganhar o direito de sediar este mundial. Na semana que passou, o nosso ex-presidente veio a público e disse que a FIFA não pode ser soberana as leis do país, contudo a instituição máxima do futebol mundial, não gostou e nem aceitou que as regras fossem mudadas no meio do jogo (principalmente pelo fato de que as regras iriam prejudicar o espírito capitalista que impera nesta instituição).

Não vou aqui discutir se as exigências da FIFA estão certas ou erradas, o fato é que foi o Brasil quem fez “de tudo” para trazer o mundial e as exigências (quase que infindáveis) estavam presentes no caderno de encargos e na centena de documentos que o país prontamente aceitou para poder vencer a disputa para realizar o mundial. 

Na terça-feira após reunião envolvendo os representantes brasileiros e alguns membros da FIFA, o governo nacional voltou atrás e prometeu encontrar um ponto que não prejudique a realização do evento (leia-se os interesses monetários da FIFA). Por isso, idosos preparem os bolsos; beberrões os estádios estarão a sua disposição; camelos se cuidem pois vocês serão novamente os bodes espiatórios.
ema
O que a lei garante
O que a Fifa queria
MARCAS
Pedidos da Fifa terão prioridade no Inpi(Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e não levarão mais de um mês para serem analisados. Além disso, a entidade não precisará pagar para fazer o registro das marcas, o que é exigido a todas as empresas do país.
Todos os pedidos de uso de expressões que façam referência à Copa sejam aprovados, incluindo o numeral 2014. O que não deverá acontecer, já que vai contra a lei Lei 9.279, que regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial e será respeitada.
DIREITO DE TRANSMISSÃO
Exclusividade na geração de imagens nos eventos da Copa do Mundo. Porém, mesmo emissoras que não paguem direitos de transmissão poderão exibir trechos do Mundial em noticiários.
Uso exclusivo das imagens apenas por empresas que irão pagar pelos direitos de transmissão. Também desejava ter gerencia total e irrestrita sobre distribuição de credenciais
INGRESSOS
Preço dos ingressos será determinado pela Fifa. Porém, não exime entidade de cumprir estatuto do idoso, dando direito a meia entrada para maiores de 60 anos
Lei da meia entrada para idosos e estudantes não valesse durante o Mundial
 *  informações da AFP, Agência Brasil e Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.