quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Deram muito espaço ao Ricardo Teixeira, diz Romário




Romário acredita que o Governo Federal preciso ser mais rigoroso com Teixeira e com a Fifa. Foto: Reuters Romário acredita que o Governo Federal preciso ser mais rigoroso com Teixeira e com a Fifa
Foto: Reuters
Romário está decidido a se tornar a voz mais ativa dos críticos à preparação do Brasil para a Copa do Mundo de 2014. Seu front inclui desde a falta de vigor do Governo Federal nas negociações com a Fifa às denúncias de irregularidade contra o presidente da CBF e do Comitê Organizador Local, Ricardo Teixeira.

O ex-atacante e agora deputado federal (PSB-RJ) teve frustrada este ano uma tentativa de levar Teixeira ao Congresso para prestar esclarecimentos sobre diferentes denúncias de corrupção, mas viu a decisão da Polícia Federal de iniciar um inquérito contra o dirigente como um "sinal verde" que pode melhorar o andamento dos preparativos.

"Não é bater de frente, é falar o que alguns às vezes não têm coragem de falar mas que é a pura verdade, a realidade, principalmente o que a gente está passando em relação à Copa do Mundo. As coisas que estão acontecendo alguém tem que se posicionar pelo menos o mínimo contrário", disse o ex-atacante, 45 anos, que liderou o Brasil na conquista do título mundial de 1994 e que deseja ter mais uma vez papel preponderante em um Mundial, desta vez fora dos campos.


Frouxidão com Teixeira
Romário disse que já tentou marcar um encontro com a presidente Dilma Rousseff para discutir a Copa do Mundo, mas que não foi possível por um conflito de agendas. Segundo ele, o Governo Federal tem sido frouxo tanto ao ceder a exigências da Fifa como na cobrança a Teixeira, que dirige o futebol brasileiro desde 1989 e também é o presidente do Comitê Organizador do Mundial.

"O governo tem que apertar, as coisas não são assim como ele (Teixeira) diz", afirmou Romário. "Claro que a CBF é a maior entidade, mas o futebol não tem dono. A Copa é do Brasil, do povo brasileiro."
Para o ex-jogador, Teixeira está prejudicando o andamento da preparação brasileira por conta das denúncias e da falta de diálogo com o governo.

"Acredito que se o governo tivesse cobrado mais do Ricardo Teixeira alguns anos atrás, ele não daria a entrevista que deu à Revista Piauí faltando respeito com os três Poderes e principalmente com a nossa presidente", disse.

Naquela entrevista, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol se colocou acima das autoridades do País no que diz respeito ao Mundial.
"A gente tem que ser grato ao Ricardo Teixeira por ter trazido a Copa para o Brasil. Parabéns, a gente agradece, ponto. Daqui para frente é o Brasil", afirmou.

Na avaliação de Romário, a investigação da PF sobre o dirigente esportivo a pedido do Ministério Público Federal por suspeita de lavagem de dinheiro em um suposto esquema de suborno envolvendo a Fifa pode abrir caminho para mudanças importantes na organização da Copa.

Procurada, a CBF disse através do diretor de comunicação Rodrigo Paiva que a entidade e Ricardo Teixeira não comentam as acusações.

Exigências da Fifa
Romário também está inconformado com os termos exigidos pela Fifa, em grande parte acatados pelo Governo Federal na Lei Geral da Copa, um conjunto de medidas cobradas pela Federação Internacional para a realização do Mundial que vão desde a proteção de marcas de patrocinadores ao direito de decidir os preços dos ingressos.

O projeto de lei enviado pelo Governo Federal está em estudo na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, da qual Romário é vice-presidente. Segundo o deputado, a lei não pode ser aprovada da forma atual, sem garantir o direito de idosos e estudantes à meia-entrada e contrariando a lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas em estádios, entre outros temas polêmicos.

"Essa lei da Copa é bem simples. A Fifa entra aqui no Brasil, leva um lucro de US$ 4 bilhões (R$ 7 bi), não tem nenhuma responsabilidade, e tudo de negativo que acontece cai no golo do governo. O que der de errado a culpa é do governo, e o que der de der certo, a Fifa sai só com os benefícios. Não sei que contrato é esse".

O ex-jogador, que lidera um grupo de parlamentares que já vistoriou 11 das 12 cidades-sedes do Mundial para inspecionar as obras, voltou a apontar os aeroportos e a mobilidade urbana como os principais problemas que o país terá com a infraestrutura. Ele disse que apenas quatro estádios estarão 100 % prontos para a Copa das Confederações de 2013. O governo tem prometido que dez estádios estarão prontos no fim de 2012.

"Os outros podem até estar prontos, mas vai ser com aquela maquiagem e o jeitinho brasileiro que a gente conhece", afirmou.

fonte: http://esportes.terra.com.br/futebol/brasil2014/noticias/0,,OI5412569-EI10545,00-Deram+muito+espaco+ao+Ricardo+Teixeira+diz+Romario.html


Dilma diz que vai manter meia-entrada na Copa do Mundo-2014

Antes de se reunir com representantes da Fifa nesta segunda-feira, em Bruxelas, na Bélgica, a presidente Dilma Rousseff deixou claro que pretende resistir à pressão da entidade e não recuar da decisão de permitir a meia-entrada nos jogos da Copa do Mundo-2014.
 
A informação está na coluna de Mônica Bergamo, publicada na edição desta segunda-feira da Folha. A íntegra do texto está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha

"Minha querida, isso é uma lei brasileira", disse Dilma à coluna. "E não pode mudar. Não é uma questão de querer ou não querer", acrescentou.

A meia-entrada para os que têm mais de 60 anos está prevista no Estatuto do Idoso. Ingressos de estudantes são regulados por leis estaduais.

Além da questão sobre a meia-entrada, outros pontos de discórdia sobre a Lei Geral da Copa serão discutidos no encontro entre Dilma e representantes da Fifa.

Antes do encontro marcado para esta segunda-feira, Dilma tinha mantido distância dos dirigentes do futebol e colocou todos na geladeira, especialmente o presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Ele mantinha boa relação com o ex-presidente Lula mas sequer é recebido pela atual presidente.

Na semana passada, o ministro do Esporte, Orlando Silva, afirmou que a relação de Dilma com Ricardo Teixeira é institucional.

Nelson Almeida-30.jul.11/France Presse
Dilma entre Blatter (à esq.) e Pelé (dir.) durante sorteio das Elimanatórias da Copa
Dilma entre Blatter (à esq.) e Pelé (dir.) durante sorteio das Elimanatórias da Cop

fonte:http://www1.folha.uol.com.br/esporte/984664-dilma-diz-que-vai-manter-meia-entrada-na-copa-do-mundo-2014.shtml

Textos sugeridos e com comentário de André Mendes Capraro

Felizmente os políticos brasileiros não estão cedendo aos desmandos da FIFA e do constantemente investigado Ricardo Teixeira.

Alguns dias atrás Dilma Rousseff assegurou que não irá anular durante a realização da Copa do Mundo de 2014 nenhum benefício legal já conquistado pelo povo brasileiro. Consequentemente, entrou definitivamente em choque com os interesses comerciais da FIFA, que almejava extinguir a venda de meio-ingressos e a lei seca nos estádios.

Na mesma semana Romário lançou-se novamente na “cruzada” contra Teixeira e a prepotência do Comitê Executivo da FIFA, potencializando ainda mais as investigações realizadas pela Polícia Federal sob demanda do Ministério Público Federal e também ajudando a mudar a opinião pública que acreditava que o país deveria acatar todas as exigências da FIFA, já que as ameaças de troca de sede deixaram de ser sutis.

Já era ora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.